sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Uma vergonha chamada Grêmio

Não foi a primeira vez. E não será a última. A torcida do Grêmio, ontem à noite, protagonizou mais uma vez xingamentos e ofensas rascistas a atletas de outros times. Uma atitude lamentável, e contra a qual o clube nada faz.

Fábio Koff, presidente, é cúmplice. E todos os dirigentes juntos. A imagem de quem ofendeu está ali, registrada e divulgada para o mundo. E o Grêmio nada faz além de emitir notas oficiais de repúdio.

É muito pouco para uma atitude deplorável como essa, que a torcida gremista orgulha ostentar.

O Grêmio deveria ser punido de maneira rigorosa. Por ontem, e por ser reincidente. Deveria receber uma multa pesada e ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro. Só assim, pode ser que a diretoria e os responsáveis pela equipe tomem alguma atitude.

Já fui um torcedor gremista apaixonado. Com o passar dos anos, fui largando de mão. Costumo dizer que sou um gremista não-praticante. Mas nem isso é mais possível ser. Não dá pra ter o seu nome ligado ao um time claramente rascista como o Grêmio de Porto Alegre.

Larguei de mão. E sugiro que você, que um dia se orgulhou de ser tricolor, também largue.

É só com terapia de choque que o rascismo no futebol será combatido. 

Que o Grêmio seja punido de maneira rigorosa e sem direito a apelação. 

Mas não vai acontecer nada, como sempre ...

2 comentários:

  1. Ricardo, já que sempre liberaste comentários civilizados, tomei a liberdade de deixar o meu…
    Estive na Arena na última quinta-feira e posso afirmar que o que aconteceu não foi diferente do que presenciamos em qualquer escritório, loja, rua ou estádio no Brasil. Infelizmente o racismo está entranhado em nossa sociedade.
    Concordo contigo que devemos tomar atitudes rápidas e punitivas para tentar resolver a questão no curto prazo. Mas no longo, o papo é outro.
    E não concordo com dois pontos do teu texto: 1) a torcida do Grêmio não é racista. Os culpados da quinta-feira foram aqueles que sempre estão presentes para estragar a brincadeira em qualquer lugar; e 2) a diretoria fez o que está ao seu alcance, identificar e ajudar na investigação. Mais do que isso entraremos na esfera legal, e clube nenhum tem poder para isso.
    E cara, posso te afirmar que a atitude do Grêmio não foi diferente de qualquer outro clube brasileiro ou europeu nesses casos. Talvez no além-mar as leis sejam melhor cumpridas.
    Entendo pela tua indignação que buscas por um culpado, mas esse não é o Grêmio. São as pessoas e a educação que elas trazem de casa. Essa é minha opinião.
    Enfim, essa é a primeira vez que comento teus textos e gostaria de agradecer pelos muitos "bons sons" que me apresentaste nos últimos tempos.
    Valeu. Abs.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. O Grêmio tem que ser punido, sim! A diretoria não fez mais que a obrigação em investigar e localizar os infratores. É importante ressaltar, que a punição deve ser aplicada no âmbito esportivo, e também na justiça comum. Racismo é crime! O MP tem que oferecer a denúncia, já que as imagens mostram claramente, parte dos "desmiolados" racistas. Acredito que a diretoria do Grêmio deveria trabalhar na publicidade para mudar essa imagem. Camisas oficiais, faixas, campanhas de conscientização etc.

    ResponderExcluir

About Us

Recent

Random