quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FIFA 14: Leeds United - Modo Carreira - Segunda Temporada: aqui é o nosso lugar

Dando continuidade à saga do Leeds United no modo carreira do FIFA 14, a temporada 2014/2015 teve início com duas notícias não muito agradáveis: dois dos principais nomes do elenco, os zagueiros Jason Pearce e Tom Lees, pediram para deixar o clube. Pearce era o capitão, um dos líderes da equipe que conquistou o acesso para a Premier League depois de uma década na League One e na Championship, terceira e segunda divisões inglesas, respectivamente. E Lees era um dos nomes mais confiáveis do elenco, sempre com atuações convincentes e vinha sendo utilizado não apenas como zagueiro, mas também como lateral.

Enfim, a vida segue. Jason Pearce se transferiu para o Queens Park Rangers por 1.000.000 de euros, enquanto Tom Lees foi para o Norwich City por 1.300.000. Buscando tornar o time mais forte e com um elenco mais maduro e habituado com a BPL, trouxe o volante Joey Barton do QPR, que assumiu o posto de Pearce como o novo capitão do Leeds United (e custou muito pouco, apenas 500.000). As contratações contaram também com o meia Alex Pritchard, do Tottenham, que havia disputado a temporada anterior emprestado e agora veio em definitivo por 1.000.000. Nas laterais, renovei o empréstimo do lateral esquerdo Luke Garbutt com o Everton e trouxe novamente o jovem Roman Michael-Percil do Tottenham, que já havia sido emprestado na temporada anterior, para ser reserva na direita. O zagueiro Max Ehmer, também do QPR, veio por empréstimo para compor o sistema defensivo. Outra contratação importante foi a do jovem zagueiro John Stones, do Everton, que chegou por 1.200.000. David Rodriguez, meia atacante espanhol que estava no Brighton, acertou sem custo e foi um reforço providencial para a equipe. Além disso, a base revelou uma jovem promessa, o lateral direito Victor Gonzalez, excelente jogador apesar de ter apenas 16 anos. 

Dessa maneira, o onze inicial do Leeds United em seu retorno para a Premier League ficou assim:

1 Paddy Kenny
2 Victor Gonzalez
3 Jamaal Lascelles
4 John Stones
27 Luke Garbutt
31 Joey Barton (C)
50 David Rodriguez
26 Alex Pritchard
7 Ryan Gauld
10 David Nugent
9 Ross McCormack

É preciso dizer que tanto McCormack quanto Gauld receberam uma chuva de ofertas para deixar o Leeds. No caso do atacante, os valores giraram entre 4 e 6 milhões de euros, enquanto Ryan teve propostas de até 1.800.000. Todas foram recusadas na janela inicial de transferências, pensando não no caixa mas sim na força da equipe para tentar alcançar o seu objetivo primordial na temporada: permanecer na primeira divisão.

Após um início bastante positivo, o time se estabilizou no meio da tabela, ocupando a décima posição. Uma boa performance para quem estava disputando a divisão de elite pela primeira vez em uma década. Além disso, a temporada do Leeds contou também com compromissos nas duas copas nacionais inglesas (Capital One e FA Cup) e na UEFA Euro League, já que a equipe foi a vencedora da Capital One no ano anterior. O time caiu em um grupo com o Napoli e com o PSV, classificando-se em segundo lugar com direito a uma vitória épica por 5x1 no estádio dos holandeses. 

Falando em grandes performances, vale mencionar os confrontos com os cinco grandes do futebol inglês. O principal rival histórico do Leeds, o Manchester United, foi batido em seu estádio por 1x0, com gol do jovem Gauld. O City levou um sonoro 3x0 também em sua casa, com grande performance do meia Luke Murphy, autor de dois gols em cinco minutos. Jogando em casa, o Leeds venceu o Arsenal por 1x0, e visitando Stamford Bridge ficou no 1x1 com o Chelsea de Mourinho. O ponto negativo foi o 3x0 sofrido diante do Liverpool em Anfield. Mas a pior derrota da temporada não foi essa: o Fulham arrebentou com a equipe com uma surra de 5x1 em Londres. No returno, nova vitória sobre o Arsenal, mas derrotas em casa para os dois Manchesters e também para o Liverpool.

Chegando ao final do primeiro turno o Leeds está na décima posição na Premier League, superou a fase de grupos da Euro League e foi eliminado da Capital One. Ajustes precisavam ser feitos, e o principal deles se deu pelo baixo rendimento do ataque. Com cinco atletas que tem como função principal marcar gols (McCormack, Nugent, Mark Smith, Luke James e Dominic Poleon, além de Jamille Matt, emprestado), esperava uma performance melhor. No final do primeiro turno comecei a experimentar um novo esquema de jogo, o 4-2-3-1 no lugar do 4-4-2 anterior, e rendeu ótimos resultados, colocando o time em uma escala ascendente liderado por David Nugent, que começou a marcar uma chuva de gols.

A janela de transferências do início do ano trouxe novidades, com Ross McCormack saindo por 8 milhões para o Olympique Marseille (ele estava há incríveis 14 partidas sem marcar ...) e a chegada do meia dinamarquês Casper Sloth por 1.000.000 mais o passe de Dominic Poleon (Sloth foi contratado pelo Leeds do mundo real, então também o trouxe para o jogo).

Na Euro League, o time caiu nas oitavas com uma derrota fora para o Lokomotiv Moscou por 3x1 e um empate em 1x1 em casa. Na FA Cup, o Newcastle sapecou 4x0 e eliminou o Leeds. E na Capital One o Arsenal impossibilitou o sonho do bi, eliminando o time nas quartas.

A permanência na Premier League foi alcançada, com o Leeds ficando na 12ª posição na tabela ao final da temporada, performance que foi considerada espetacular pela diretoria. Pessoalmente, achei um bom campeonato também, visto todo o histórico anterior da equipe.

Os principais destaques do Leeds na temporada foram o atacante David Nugent (que desandou a marcar gols com a alteração do esquema para o 4-2-3-1 e foi um dos artilheiros da BPL), a dupla da zaga Stones/Lascelles, os volantes Barton e Austin e o meia Alex Prichard.

Abaixo, o elenco completo do Leeds United na temporada 2104/2015 da Barclays Premier League:

Goleiros:
1 Paddy Kenny
12 Jamie Ashdown

Laterais:
2 Victor Velazquez *
17 Roman Michael-Percil (emprestado pelo Tottenham)
25 Sam Byram
27 Luke Garbutt (emprestado pelo Everton)

Zagueiros:
3 Jamaal Lascelles
4 John Stones
5 Max Ehmer (emprestado pelo Queens Park Rangers)
24 Marius Zaliukas (aposentou nesta temporada)

Meias:
6 Luke Murphy
7 Ryan Gauld
8 Rodolph Austin
11 Casper Sloth
13 David Collins *
14 Adam Barton
15 Drey Alabi *
16 Fraizer Obita * 
19 David Norris
22 Dominic Duffus *
23 Zac Thompson
26 Alex Pritchard
28 Joel Tunnicliffe *
29 Simon Lenighan
31 Joey Barton (C)
32 Evan Bakayoko *
33 Adam Atkinson *
38 Jimmy Kébé

Atacantes:
9 Luke James
10 David Nugent
18 Jonathan Lewis *
20 Matt Smith
34 Alex Clarke *
50 David Rodriguez

Emprestados para outros clubes:
Eric Grimes - Goleiro
Chris Dawson - Meia *
Jamille Matt - Atacante
Lewis Walters - Atacante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random