segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Maldito Futebol Clube


Para entender quem foi Brian Clough, esta é uma boa analogia: o treinador inglês foi o José Mourinho de sua época. Ou seja: vencedor, genial taticamente e com uma língua afiadíssima.

The Damned United, filme de 2009 dirigido por Tom Hooper, conta a história de Clough tendo como ponto de referência aquele que é o período mais controverso de sua carreira: a curta passagem pelo Leeds United.

Contextualizando: Clough começou a carreira como jogador em 1955 pelo Middlesbrough, time pelo qual jogou 213 partidas e marcou 197 gols. Depois, foi para o Sunderland, onde ficou até 1964, com 54 gols em 61 jogos. Um goleador, um exterminador de goleiros, como os números mostram, mas que se aposentou precocemente, aos 29 anos, devido a uma grave lesão.

Mas, apaixonado pelo esporte, não ficou longe dos gramados: em 1965 assumiu como técnico do Hartlepool United, permanecendo no clube até 1967. E então mudou a sua vida e fez história no Derby County, sendo protagonista do período mais vencedor do time, entre 1967 e 1973. 

A trajetória de Clough no Derby foi épica: pegou o time na lanterna da segunda divisão, e na temporada seguinte foi campeão. Na primeira divisão, conquistou a taça na temporada 1971/1972. Essa performance o levou para o Leeds, maior time britânico da época, e do qual Clough era um ferrenho crítico do estilo de jogo, duro e despencando para a violência em diversos momentos. Nada deu certo, e Clough foi demitido do Leeds após apenas 44 dias.

Mas a história ainda estava sendo escrita. Em 1975, assumiu como técnico do Nottingham Forest, e lá escreveu o seu nome de maneira definitiva entre os maiores gênios do futebol. Conquistou o acesso para a primeira divisão, foi campeão inglês em 1977/1978, venceu quatro vezes a Copa da Liga e, em um feito absolutamente incrível, levou o médio clube inglês ao bi-campeonato da UEFA Champions League nas temporadas de 1978/1979 e 1979/1980. 

Clough ficou no Nottingham até 1993. Hoje, sua figura está em estátuas tanto em Derby quanto em Nottingham, e seu nome batiza a rodovia que liga as duas cidades.


Pra quem gosta de futebol, principalmente o inglês, The Damned United é uma excelente dica. Um ótimo filme, que saiu no Brasil com o título de Maldito Futebol Clube e está disponível na Netflix. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random