segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O pior site sobre música do Brasil


Este texto é um pedido público de desculpas. O destinatário? Eu mesmo. Passei 6 anos dedicando uma parcela considerável do meu tempo para a Collectors Room, site sobre música que criei e mantive na ativa durante todo esse tempo. Um período que tinha como objetivo ser prazeroso, mas se revelou, a cada dia, um pesadelo e uma dor de cabeça cada vez maiores.

Tenho o gênio forte. Falo o que penso. E isso se reflete nos meus textos. A Collectors foi crescendo, e atraindo um público cada vez maior. E esse público foi formando uma ideia a meu respeito, ideia que, quem me conhece, sabe que está muito longe da realidade. Arrumei desafetos, críticas públicas e até ameaças. Tudo motivado por algo que era uma diversão e virou o contrário disso.

Mas o pior de tudo, e o motivo desta carta de desculpas, é outro: sempre amei música, sempre ouvi heavy metal. E todo o processo em torno da CR afetou também isso, algo que faz parte de mim, da minha personalidade. A música segue firme, mas faz uns três meses que não consigo chegar perto do metal. E isso me incomoda. Como eu não consigo mais escutar guitarras distorcidas e vocais gritados, baterias rápidas e baixos pulsantes? Isso não tem fundamento! Mas o motivo sei de cor: a dor de cabeça gigantesca que a CR me causou durante todos esses anos.

O site não existe mais. A ideia inicial era manter as matérias no ar, mas algumas coisas que aconteceram nos últimos dias me fizeram mudar de ideia. Arquivei tudo, um dia quem sabe use para alguma coisa.


Até lá, só tenho uma certeza: minha vida fica melhor sem a CR. E seguirá assim.

9 comentários:

  1. Olha Ricardo respeito sua opinião e entendo que vc possa agir como quiser em relação a um blog cujo criador é vc,mas realmente cara fico muito desapontado com sua atitude.Eu simplesmente era aficcionado pela collectors,acessava todo dia,descobri várias bandas que certamente não teria ouvido se não fosse sua iniciativa com a participação de seus colaboradores,e com certeza muitas outras pessoas tem a mesma experiência.Cara não se deixe levar pelo ressentimento e não leve críticas pro lado pessoal,na minha opinião seu foco deveria ser a enorme contribuição que vc e seu blog fizeram na vida de muitas pessoas,ampliando horizontes musicais,trazendo conhecimento acerca de música.Parabéns pelo excelente trabalho que fez na collectors e espero sinceramente que reveja sua atitude de tirar o blog pq mesmo sem as atualizações costumeiras eu acessava e pesquisava os arquivos diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que pelo menos as matérias antigas poderiam ficar acessíveis. Já li e reli diversas vezes alguns textos e sempre volto para tirar alguma dúvida. Creio que muitos fazem/faziam isso também.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, não tem como selecionar as pessoas que podem ver o Collectors, não?! O material do site é excelente, e infelizmente não consegui ler todas as matérias e resenhas feitas. Este site se tornou parte da minha alma, nele descobri os sons mais fantásticos da minha vida, fiquei triste em ler essa postagem, mas entendo completamente sua posição diate dos fatos. Se houver como disponibilizar o conteúdo para alguns usuários, peço encarecidamente que disponibilize pra mim. Agradeço desde já, e continuo acompanhando o Mas que nada!

    ResponderExcluir
  4. Eu já discordei de você várias vezes, já me identifiquei inúmeras outras também. Observando algumas respostas que você já deu, acho que seu sofrimento é evitável, já que se importa demais com quem claramente não agrega em nada.
    A Collectors se tornou o que é, graças aos leitores também, já que um indica para o outro, compartilha, comenta etc. Tenho muita gratidão à sua contribuição, Ricardo, de fato, não deve ser fácil manter um blog de alto nível, mas muita gente tomou conhecimento deste blog, através do whiplash, ou seja, você sabe bem o perfil desse povo.
    Conheci coisas excelentes, como Baroness, Anathema, Deap Vally, entre outras; sem contar, que aprendi a gostar de bandas que outrora não me simpatizava muito, como Mastodon e Opeth.
    O conteúdo sobre jazz também me agradava demais, sempre procurava alguma indicação na Collectors.
    Enfim, o blog é seu, e você faz o que bem entender, mas é um tremendo egoísmo não disponibilizar o conteúdo do site.

    ResponderExcluir
  5. Rapaziada, ele quer aplausos, vamos parar de bater palmas! Ô homenzinho arrogante! Pelo tamanho do ego,deve ser baixinho ou careca.

    ResponderExcluir
  6. era um bom site pra quem curte musica(rock ou metal)

    por favor deixe as materias antigas abertas

    ResponderExcluir
  7. Alô Ricardo! Fico triste mais entendo o seu motivo de não dá continuidade no Site CR. Fazia já quatro anos que lhe acompanhava é sempre gostei de suas matérias e críticas construtivas. Pelo menos gostaria muito que você voltar-se colocar no ar o Site. Tem muitas matérias antigas sensacionais, infelizmente não conseguir salvar a tempo, as que eu gosto de ler e reler, principalmente a sessão "AS NOVAS CARAS DO HEAVY METAL". Pense e reflita! Abraços. /,,/

    ResponderExcluir
  8. Eu sinto é saudade das suas resenhas, cada palavra me fazia reouvir um disco por disco por dias pra não deixar nada passar batido, acho que parte da forma como eu aprendi a gostar de música foi pelo seu blog, dei uma chance pra Lady Gaga e ao Doom Metal e nunca me arrependi de nada do que era indicado ali! Enfim só resta gratidão! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem Ricardo? Conheci a CR no final de 2013 e de imediato me tornei fã. Tenho uma dívida enorme com vocês por me apresentarem tantas bandas novas e por me deixar feliz em saber que o Hard Rock e o Heavy Metal não ficaram parados no tempo.

    Fiquei surpreso com o final de um blog que já havia se consolidado como referência e mais ainda com este seu post. Infelizmente vivemos em um mundo assim, criticar é mais fácil (ainda mais na internet) do que fazer as coisas acontecerem.

    Torço pelo seu sucesso e continuo acompanhando o Mas que nada!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

About Us

Recent

Random