segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vai dar liga

Desde 2004 escrevo sobre música. É tempo pra caramba. 10 anos e pouco. Mais de 1.000 discos resenhados. Dezenas de livros. Muitos DVDs. E um aprendizado enorme.

Mas chega uma hora em que tudo isso cansa. Chega uma hora em que o fim é necessário. Ou um novo começo.

É curioso como a mente do ser humano funciona. Já tinha a ideia de encerrar as atividades da Collectors Room há um tempo, e quando realmente fiz, um peso enorme saiu das costas. Não que fosse ruim estar à frente de tudo aquilo, muito pelo contrário. Muito de mim está nos mais de 7.000 posts da CR. O que eu gosto, o que eu penso, o que eu quero.

Aqui neste blog, tudo ficou mais leve. Textos mais descontraídos, mais soltos. É mais um blog pessoal do que um site especializado em música. Um blog pessoal de um cara que gosta de música: acho que essa é uma boa definição para o Mas que Nada.

Um lugar para redescobrir o prazer em escrever sobre música. Prazer esse que andou escasso nos últimos meses. Um lugar para escrever sobre qualquer coisa, a qualquer momento. Um lugar para mostrar que, além da música, há filmes, livros, games, quadrinhos, família, TV, futebol e mais um monte de coisa prontas para sair.

Um dos pontos que mais me incomodava nos últimos meses foi a perda, de maneira constante e crescente, do prazer em ouvir música. Nunca quis escutar música por obrigação. E, com o crescimento do site, tive que fazer isso. Não é bom. Pelo menos pra mim não foi. Gosto de ouvir o que gosto. É simples. Mas não estava sendo.

Essa talvez seja a principal razão para a decisão de dar fim a CR e iniciar um projeto novo. Não tenho interesse em receber uma pilha de discos via correio, de empilhar CDs e DVDs para audições futuras. Só tenho interesse em manter a música na minha vida, em seguir aprendendo com ela. E, para isso continuar acontecendo, tenho que respeitar o meu próprio tempo. Ouvir o que o corpo e a alma pedem, no tempo exato.

Ando bem anos 1970. Bem afastado do metal. Ouvindo rock antigo, umas coisas soul, um pouquinho do embalo funk. Sons que sempre curti, e estou redescobrindo. Esse é o ponto: um mergulho nos clássicos, com a cabeça diferente daquela que tinha quando os escutei pela primeira vez. E, ao fazer isso, fica claro em como a mesma música pode nos mostrar resultados e efeitos diferentes com o passar dos anos.

Quero seguir nessa linha. Caminhando em frente nessa história, encontrando a trilha da vida a cada dia. E contando, me inspirando, escrevendo, e colocando aqui.

Tem tudo pra dar liga. Vamos ver se funciona.

6 comentários:

  1. Cara, parabéns pela decisão. Tenho certeza que não foi fácil, mas como disse, deve ter tirado um peso das costas. Já li muita coisa que escreveu, e muito já me inspirou. Estarei por aqui te seguindo, abraços...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Ricardo! Não teve ter sido fácil tomar a decisão de encerrar o Collector's Room. Votos de muito sucesso nessa empreitada nova!! E estarei sempre por aqui te acompanhando!!!

    ResponderExcluir
  3. Todo sucesso nessa empreitada! Claro que sentirei falta da CR, mas entendo perfeitamente sua decisão. A obrigação nos afasta do prazer e do porque decidimos começar com aquilo, e acredito que agora com um blog mais descontraído falando da pessoa Ricardo Seelig, as coisas fluam mais naturalmente e a medida do tempo quem é seu verdadeiro admirador estarão visitando o Mas Que Nada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que sentirei falta da Collectors, isso é óbvio. Mas fico feliz por você. E, realmente, essa nova proposta tem tudo pra dar certo! Aliás, pra mim já deu...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela nova página e pela tua decisão e independência! Entendo tua busca pela liberdade, pois acho que tudo que vira um mero trabalho tende a se tornar um fardo e acho que não é esse o caminho pra quem quer escrever sobre música por prazer e não por obrigação. Música é algo muito bom pra gente ouvir por TER QUE ouvir. Sucesso e conte comigo pra te acompanhar sempre que possível! Abraço e até mais!

    ResponderExcluir

About Us

Recent

Random